terça-feira, 20 de agosto de 2013

Focus - Discografia Download

O Focus é uma banda de rock progressivo dos Países Baixos (Holanda) fundada em 1969 pelo organista e flautista Thijs van Leer. Suas extensas e quase exclusivas composições instrumentais e improvisações continham várias referências à música erudita. Um exemplo é a referência a ópera de Monteverdi na canção "Eruption", do álbum Moving Waves. Outra demonstração está na referência à Johann Sebastian Bach em "Carnival Fugue", do álbum Focus 3, ou ainda das referências ao Renascimento de "Anonymus II", do mesmo álbum.

Assim como a maioria das bandas de Rock Progressivo, consideradas clássicas do gênero, o Focus nasceu no fim dos anos 60. Tendo como base o organista, flautista e vocalista Thijs Van Leer e o virtuosíssimo violonista e guitarrista Jan Akkerman, a banda já nascia com todos os requisitos que definiriam um grupo de Rock Progressivo.

Na formação original, contavam com o baixista Martin Dresden e com o baterista Hans Cleuver. No primeiro álbum, In And Out Of Focus, de 1970, o grupo ainda não tinha este nome e o lançamento não foi nenhum sucesso. Tanto que Jan Akkerman resolveu sair e montou uma nova banda, agora com Pierre Van Der Linden na bateria e Cyril Havermans no baixo. Logo Thijs Van Leer entraria em contato com o grupo e seria convidado a participar da nova banda que, agora sim, assumiria o nome de Focus.

Em 1971 seria lançado o primeiro álbum de sucesso da banda, Moving Waves, onde se encontra a música símbolo do grupo – Hocus Pocus – com base harmônica na guitarra de Akkerman, curtos solos de bateria e flauta e um vocal falsete – que chegava a provocar risos de tão inusitado – do genial Van Leer.

Como muitas das bandas de progressivo, manter o grupo nunca foi fácil no Focus. Depois de conhecerem o produtor Mike Vernon, a banda saiu da Holanda e começou a ganhar a Europa, começando pelo berço do Progressivo, ou seja, a Inglaterra. Em 1972, ano da excursão, foi lançado o álbum duplo Focus 3, em que Havermans não fazia mais parte do grupo, tendo sido substituído por Bert Ruiter. No ano seguinte, a banda fez uma magnífica apresentação no Rainbow Theatre de Londres, gravando seu primeiro disco ao vivo.

Logo após o tour pela Inglaterra, Van Der Linden também abandonou o grupo, por divergências com Ruiter, tendo sido substituído por Collin Allen. Com esta formação o Focus gravou Hamburguer Concerto, álbum que traria o grupo de volta ao estilo típico de uma banda de Rock Progressivo. Porém, como sempre, o estilo fazia sucesso com os fãs e com a crítica, mas as pressões comerciais eram inevitáveis. Mother Focus, o disco posterior, já trazia uma tendência bem mais comercial de fazer música.

Durante as gravações de Mother Focus, Allen resolveu deixar a banda e foi substituído por Devid Kemper. Após a gravação do álbum foi a vez de Akkerman saltar fora, por não se entender com Van Leer. O grupo estava desmantelado, mas Van Leer persistia com o grupo. Em 1976 era lançado o álbum Ship Of Memories, com músicas compostas anteriormente, mas não gravadas.

Em 1977 Van Leer e Ruiter ainda estavam juntos e a banda se reformava com a chegada do vocalista P. J. Proby, dos guitarristas Eef Albers e Phillip Catherine e do baterista Steve Smith. Esta foi a formação do álbum Focus Con Proby.

A banda acabou se desfazendo por um longo período, até que, em 1985, uma reunião casual de Van Leer com Akkerman resultou no álbum Focus, com a participação de músicos como Tato Gomez, Ruud Jacobs, Ustad Zamir, Ahmad Khan e Sergio Castillo. Este álbum, apesar de ser muito bom, do ponto de vista musical, não teve aceitação comercial e, novamente, o grupo se desfez.

Em 2001, Van Leer descobriu uma banda cover do Focus e resolveu chamar alguns de seus músicos para reformular o grupo. Com Jan Dumée na guitarra, Bobby Jacobs no baixo e Bert Smaak na bateria, Van Leer saiu numa excursão pelo mundo. O tour foi muito bem sucedido, reunindo multidões na América Latina, Estados Unidos, Canadá, Japão e Inglaterra. E com esta formação gravaram o álbum Focus 8.

No ano de 2004 Smaak deixou a banda e Van Der Linden resolveu reassumir a bateria da banda. Em 2006 Dumée também abandonou o grupo e foi substituído por Niels Van Der Steenhoven. Esta formação gravou o álbum Focus 9. Neste ano (2011) Steenhoven saltou fora, sendo substituído por Menno Gootjes e o grupo está anunciando um novo álbum, que se chamará Focus 10.



O Focus é uma banda de rock progressivo dos Países Baixos (Holanda) fundada em 1969 pelo organista e flautista Thijs van Leer. Suas extensas e quase exclusivas composições instrumentais e improvisações continham várias referências à música erudita. Um exemplo é a referência a ópera de Monteverdi na canção "Eruption", do álbum Moving Waves. Outra demonstração está na referência à Johann Sebastian Bach em "Carnival Fugue", do álbum Focus 3, ou ainda das referências ao Renascimento de "Anonymus II", do mesmo álbum.


Genero: Progressive Rock, Rock
Origem: Netherlands

Membros
Thijs van Leer
Niels van der Steenhoven
Bobby Jacobs
Pierre van der Linden

Antigos Membros
Jan Akkerman
Jan Dumée
Martin Dresden
Cyril Havermans
Bert Ruiter
Hans Cleuver
Colin Allen
Bert Smaak
Philip Catherine
P.J. Proby
David Kemper

Albums
1970 Focus Plays Focus
1971 Focus II
1972 Focus III
1974 Hamburger Concerto
1975 Mother Focus
1976 Ship of Memories
1978 Focus con Proby
1985 Focus  
2002 Focus 8  
2006 Focus 9
Download da Discografia Torrent.
Link Direto )



3 comentários:

  1. Muito boa postagem e também o link para o download, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa postagem e também o link para o download, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Sem querer exclui minha pasta "rock" e agora estou reconstruindo. Obrigado pela postagem!

    ResponderExcluir

Links Off ? Comentem aqui!!